10 de outubro de 2009

A Amizade em tempos de Orkut

A amizade é um dos maiores bens que o ser humano pode possuir. Ela é uma forma de amor não sexual que faz com que as pessoas aproximem-se umas das outras de forma a partilharem diversos bens. Podemos dizer que uma vida sem a companhia de amigos não é digna de ser vivida, pois os amigos são aqueles que compartilham conosco tanto as alegrias quanto as tristezas da vida. Não é a toa que até para fazer o mal os homens buscam a companhia de comparsa que na verdade pé uma espécie de amigo, muito embora seja repulsivo a nós pensar em amigos fazendo o mal. Diz o ditado que é melhor ter amigo na praça do que ter dinheiro no banco, mas será que isso continua sendo verdade no mundo ultra-capitalista em que vivemos?
Os gregos e os romanos, por exemplo, prezavam muito este sentimento a ponto de se tornar um verdadeiro problema filosófico como podemos conferir nas obras Lísis, um diálogo de Platão, e Ética a Nicômaco, de Aristóteles, onde há um capitulo inteiro dedicado a essa questão, também podemos citar Epicuro, celebre por sua comunidade de amigos, bem como os romanos Cícero e Sêneca que também escreveram sobre o assunto. Segundo Aristóteles, a amizade é a existência de uma alma em dois corpos. Em grego a amizade se chamava philia, este termo deu origem a vários outras, tais como, filantropia, filosofia, etc. Mas afinal de contas o que é ser amigo? Existem vários tipos de amizade ou apenas um só? Como devemos pensar a amizade no mundo pós-moderno? Como se compreende a amizade na era da informática? Qual o papel do Orkut na constituição da amizade hoje?
As amizades no mundo de hoje tendem a ser em geral superficiais devido a rapidez e a dinâmica do mundo de atual, com suas megalópoles e metrópoles, nas quais as pessoas vivem num ritmo frenético e apressado. Como encontrar tempo para fazer amigos? E mais ainda, para conhecê-los, cultivar as amizades e distinguir os verdadeiros dos falsos amigos? Como dizem os chineses, os amigos não são feitos, mas descobertos. Seria possível pensar desta forma hoje? Será que nós conseguimos descobrir os verdadeiros amigos nesse emaranhado de pessoas a nossa volta? Existe atualmente um novo tipo de serviço, composto pelos chamados personal friends, amigos contratados para servirem de companheiros, para pessoas que não tem tempo de fazer amigos (executivos e pessoas que vivem mudando de cidade), mas precisam de um ombro amigo para chorar suas magoas e compartilhar alegrias.
Diante de tantas questões surge a internet com suas seduções e facilidades, uma delas é o chamado Orkut. O Orkut é uma forma de virtualizar as amizades, levando a amizade para o mundo digital, são as chamadas redes de relacionamento. O Orkut foi criado em 2004 pelo engenheiro turco da Google, Orkut Büyükkokten. Atualmente é a rede social mais popular no Brasil, com 23 milhões de membros (51 % dos usuários do Orkut é brasileira). Nele as pessoas encontram velhos amigos, descobrem novos, partilham interesses, criam grupos e dividem idéias. Mas, podemos nos perguntar, até que ponto as pessoas que estão nessa rede de amigos virtuais são verdadeiros amigos? Por que substituir as amizades nascidas do convívio real por amigos virtuais, muitos dos quais não passam mesmo de amigos virtuais? E os chamados fakes aqueles que criam perfis falsos e se fazem passar outras pessoas para enganá-las?

Publicado em O Povo, Jornal do Leitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário