3 de novembro de 2009

Etimologia do nome Pajuçara

         Um dos trabalhos mais difíceis é descobrir a etimologia dos nomes de certos lugares (topônimos), apesar de em geral serem de origem Tupi, existem as famosas etimologias imaginárias e populares, além da ausência de fontes mais antigas ou sua total inexistência.

Em relação ao topônimo de Pajuçara, há pelo menos três versões: A Primeira é popular e folclórica, e segundo depoimentos de antigos moradores, por volta de 1841 ou 1869 (na seca), no inicio do povoamento branco, forte estiagem assolava os moradores que recorriam à lagoa para o uso geral, lavagem de roupas, banho de pessoas e animais, etc. Nesta época surgiu um surto de coceira que atingiu boa parte da comunidade que logo descobriu ser causada pela água da lagoa, pois ao banhar se sentia uma coceira (chamada “juçara”), donde o nome. Além disso, sabemos que existe uma palmeira espinhosa cujo nome em Tupi é “Juçara (Segundo Monteiro, Clovis. Da influência do Tupi no português). Seria a causa da coceira (juçara), a lagoa ou o “pau de juçara” (palmeira)? Esta é uma questão que não podemos responder com certeza. A segunda versão nos é dada pelo historiador Batista Aragão, que diz ser “Pajuçara” em Tupi o nome dado ao “soprador de fole” que destruía os formigueiros (Conforme Aragão, Batista. Índios do Ceará e Topônimos indígenas, também segundo Mauricéia, Cristovam de. Nomes geográficos aborígenes). A terceira versão diz que “Pajuçara” significa “guerreiro forte e gigante (Silva, Ivaldo. Datas e fatos para a história de Maracanaú), o que diz respeito ao filho do cacique Maracá, o índio Jaçanaú, que foi cognominado “Pajuçara” pelos anciãos da tribo, por ser grande lutador e guerreiro bravo.

Foi esta versão improvável, dada por Ivaldo Silva, que criou uma verdadeira lenda em torno das origens de Maracanaú. Lembramos curiosamente que Pajuçara é também o nome de uma praia do estado de Alagoas.


Um comentário: