9 de abril de 2010

Para além do ateísmo


O ateísmo (do grego ‘a’ - negação, e ‘theos’ – Deus) é a negação da existência de Deus e o ateu é aquela pessoa que considera que Deus não existe. O ateísmo é tão antigo quanto a humanidade, já nos Salmos podemos ler: “diz o ímpio em seu coração: Não há Deus!”. O ateu é uma pessoa que tem como algo evidente que, Deus é um ser que não tem existência, muito embora as razões para essa descrença nem sempre sejam tão esclarecidas.  Ser ateu hoje é algo bem cômodo, uma vez que a ciência parece dar argumentos suficientes para a inexistência de Deus. 
Vivemos, pois numa sociedade plural, esclarecida e secularizada. Sabe-se que os astronautas foram ao espaço e não encontraram Deus, sabe-se que a ciência explica a grande parte dos fenômenos naturais sem necessitar da hipótese Deus, como já dizia Laplace, isto deixa os ateus com a garantia cientifica (?) que Deus é algo obsoleto e desnecessário para explicar qualquer coisa no universo. Além disso, os problemas sociais, a miséria, o desemprego, a morte de milhões de inocentes, o sofrimento dos crentes, são outras razões que vêm se somar às provas da inexistência de tal ser. Podemos acrescentar ainda que, as contradições das religiões, a hipocrisia dos sacerdotes, pastores, padres e até mesmo dos fieis, são agravantes ainda maiores para fundamentar solidamente que não se pode crer que Deus existe, pois diante de tantos escândalos a razão vê como insuportável tão suposição. Como sabemos, o ateísmo teve seu momento mais importante no período iluminista, a partir do século XVIII, quando a crença na infalibilidade da ciência era enorme, chegou-se mesmo a criar uma religião da razão, na qual esta era considerada como uma divindade, não é estranho que também neste período tenha surgido o deísmo e o panteísmo, como formas alternativas de crença num deus feito em consonância com a ciência e com a razão.  Com a ascensão do ateísmo decidido estava fechado o cerco às superstições da religião e seu obscurantismo, bem como as formas indecisas que eram o deísmo e o panteísmo, mas não foi o fim da religião e o triunfo da ciência, como poderíamos esperar. Apesar das promessas de uma vida sem limites cronológicos e com todas as regalias da tecnologia, a ciência não conseguiu resolver os problemas existenciais do homem, pelo contrário, ela os agravou.
O ateísmo tornou-se uma forma ingênua de resolver um problema que sempre retorna com maior força, a idéia de um ser absoluto, ou Deus. Talvez o agnosticismo seja uma atitude mais coerente, menos prepotente e dogmática do que o ateísmo. O ateísmo torna-se prepotente na medida em que dá por resolvida uma das questões fundamentais da filosofia, a busca do sumo bem, da essência e do fundamento da realidade. Dogmático, porque os ateístas em geral negam a priori a existência de Deus, como se isso fosse uma verdade evidente, tal como as verdades da matemática. Nada mais ingênuo do que usar como parâmetro para esta questão as verdades da ciência, as quais se reduzem aos fenômenos da natureza e aos dados da experiência sensível, por isso mesmo, limitados ao empírico.
            No entanto, o ateísmo também tem alguns elementos positivos, na medida em que serve para purificar a fé de um devocionismo entusiasmado, mas tolo. Na verdade o que no ateísmo parece ser a constatação da morte de Deus, constitui a possibilidade de sua verdadeira compreensão, pois o ateísmo se insurge contra a imagem humana de Deus, de um Deus criado por nós a nossa imagem e semelhança, um superlativo de todas as nossas qualidades e defeitos. Um Deus transcendente que está submetido aos caprichos dos poderes e que serve como sustentáculo para a dominação dos mais simples. Por essas razões se faz necessário levantar a questão de Deus não apenas como problema teológico, mas também filosófico que merece ser discutido e não apenas descartado de forma ingênua e preconceituosa como pretendem alguns. É o momento de questionamento dos pretensos ateísmos, e podemos dizer que há vários tipos, por razões ideológicas, morais, políticas, religiosas, afetivas, os quais muitas vezes se escondem por trás de uma mascara pseudo- científica, e que têm como estratégia a negação do debate em torno da questão de Deus, como se esta fosse uma questão falsa ou um problema resolvido.


11 comentários:

  1. Concordo com tuas linhas e acrescentarei aqui que comecei a ser alvo de intolerância aos 11 anos, alvo de censura literária desde os 15 anos e, mesmo após e assim continuei a ser alvo de censura ,além de continuar a ser alvo de intolerância. Tudo quanto afirmo não é mera teoria, mas fruto de dura experiência.
    Ninguém me cerceará a liberdade de protestar, é como sempre digo '' É-me indiferente! Não se leia o que escrevo! Simples!''
    Por conseguinte, não se fale do que se não sabe! Pense-se de mim o que se quiser!

    ResponderExcluir
  2. Roberto Gomes Alvares24 de junho de 2010 às 11:21

    Olha meu amigo, seu artigo é ponderado e muito suscinto. Você não foi preconceituoso e nem fatalista em suas resoluções.
    Mas dos anos que eu tento conversar com os ateus, por mais que eu seja educado, por mais que eu explaino meus argumentos, por mais lógico e racional que eu seja, eu sempre fui xingado, humilhado e desprezado pelos ateus de vários tipos. Basta ser religioso de qualquer linha, eles já te consideram a priori tapado, burro, ignorante e imbecil.

    Para um ateu, só existem duas definições em relação a religião e religiosos:

    1 - são ignorantes
    2 - TODAS as religiõe devem ser proibidas

    Pra ateu, religião não é nem sequer uma "opção" de pensamento, mas sim, tão somente, um pensamento errado que deve ser corrigido.
    Sinceramente, não quero mais dar do meu melhor para gente que te trata feito um retardado mental, pois essa é a definição deles de qualquer religioso.

    A conclusão que eu chego em relação aos ateus, é que ateismo e religião não podem conviver ao mesmo tempo, na mesma sociedade, no mesmo planeta e na mesma raça humana, e eles não vão dar chance a religião alguma se puderem.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo.

    Excelente explicação acerca do ateísmo. Administro um site apologético cristão e gostaria de utilizar textos seus nele. Posso?

    Aguardo resposta.

    crisedeconsciencia@gmail.com
    http://www.crisedeconsciencia.com

    ResponderExcluir
  4. Otima expressão no texto sobre o ateismo amigo, concordo plenamente com os dizeres.

    Mas tenho que fazer uma advertencia ao comentario do Roberto Gomes, ele citou que os ateus são preconceituosos contra religioso, algo que é totalmente ao contrario, o religiosos que são totalmente intolerantes aos ateus, não conseguem acreditar que uma pessoa não possa acreditar em deus, eu mesmo fui vitima recentemente de um preconceito Religioso "Evangelico" , pois namorava uma garota que era evangelica , nós nos amavamos, eu sempre aceitei ela com as crenças dela numa boa, mas quando eu Revelei meu ateismo a ela, simplismente o amor dela por mim foi se acabando, ela me julgava em tudo, e sua intolerancia fez com que ela termina-se comigo, dizia que se sem deus não formariamos um casal feliz.
    Mas fazer oque? decidi que não namoro mais pessoas religiosas, pois esse ja meu segundo relacionamente que acaba por causa da intolerãncia ao meu Ateísmo!


    Vou te seguir no blog amigo!

    ResponderExcluir
  5. Cômodo ser Ateu?? comodo é reconfortar o medo do 'sem sentido' da vida, aceitando deus como explicação.

    ser ateu é temer a morte como qlqr animal, humano ou ñ, e entender e admitir o fim iminente da propria consciencia,... ñ é nada comodo.

    E eu sou ateu e ñ quero convencer ngm... e ñ sou ateu pq alguns padres são pedofilos ou pq alguns pastores só querem ganhar dinheiro...
    Sou ateu pq o meu medo e desconforto não é maior q minha inquietude e capacidade de raciocínio lógico...
    Não abro guerra nem discuto c ngm, eu msm ñ conheço pessoalmente nenhum outro ateu de verdade além de mim, e respeito qlqr filosofia de vida q ñ interfira na minha... só ñ consigo calar se dizem q deus 'explica' algo... ou q ser ateu é fácil...

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    li seu artigo, bem interessante sua observação, mais há intolerância do dois lados, mais ateus não se reúne(pelo menos eu não faço isso)para argumentar assunto que não lhe pertence, e parabéns pelo o texto, e falar em preconceito, sou nordestino não preciso falar nada.
    ps. vou lhe seguir no blogger

    ResponderExcluir
  7. "A conclusão que eu chego em relação aos ateus, é que ateismo e religião não podem conviver ao mesmo tempo, na mesma sociedade, no mesmo planeta e na mesma raça humana, e eles não vão dar chance a religião alguma se puderem."


    É O FEITIÇO VIRANDO CONTRA O FEITICIERO.

    ResponderExcluir
  8. A TERRRA ERA PLANNNNA PARA A RELIGIÃO E PARA DEUS, DEPOIS DO ATEU DIZER QUE A TERRA ERA REDONDA ACONTECEU O QUE?
    A TERRA ERA O CENTRO DO UNIVERSO PARA A RELIGIÃO E PARA DEUS, DEPOIS DE O ATEU DIZER QUE A TERRA GIRAVA AO REDOR DO SOL ACONTECEU O QUE?
    ADAPTAR-SE A VERDADE ATEÍSTA É O QUE FAZEM OS TRAIDORES DA RAÇA HUMANA ( CHEFES RELIGIOSOS DE TODO O PLANETA )!
    ATEUS legítimos vivem com o pé no chão e com a mente na razão, há é claro, esta razão voçes teístas estão impedidos de enxergar por estarem com algum obstáculo a dificultar a visão!

    Lucabi Brasil o ATEU

    ResponderExcluir
  9. Você está errado amigo, "Deus" é apenas uma criação do inconsciênte coletivo, ouse, não é real. Nós ateus sempre temos sido vítima do preconceito de teístas, apesar de não ter-mos nada contra vocês. Não temos culpa de vocês não suportarem a realidade e tentarem criar um "paraíso imaginário" tudo bem, tem gente que prefere usar drogas, etc... isso é problema de vocês. Só nos deixem em paz!!!

    ResponderExcluir
  10. É interessante verificar alguns Ateus, normalmente aqueles pobres coitados que andam por aí beijando o chão que os capitalistas pisam, respirando uma liberdade de pensamento que os faz sentir únicos e uma classe bem acima de todos aqueles que, por razões diversas, teme,, tanto o que compreendem como o que não compreendem. Estranho alguns Ateus, com quem convivo, e os quais em situações mais "aflitivas", tanto por questões de saúde ou económicas, vejo-os olhar para o céu, como se esperassem uma qualquer ajuda Divina!... Éstamos, aqui em Portugal, a um mês do Natal, comemoração da Natividade, Nascimento de J. Cristo; e lá voltamos à bizarrice das atitudes dos Ateus (nem todos) a juntarem-se aos crentes e a todos aqueles que vêm Jesus, não só como um Homem Bom, mas também como uma espécie de Ponte Divina entre o homem comum e "Deus", e, como dizia, lá se juntam os Ateus para receber as prendas de Natal e, às tantas, até agradecem a Deus por lhes dar mais uma oportunidade para receber o que, em circunstãncias de Ateísmo não receberiam!... Na Páscoa, quando pregamos Jesus na Cruz, que é para a prender a não ser "burro", repete-se a procissão dos Ateus que de mão estendida, mendigam um bom almoço à custa dos crentes e não renegam mais umas prendas em nome do Senhor!... Não deixa de ser interessante que a "presença" Divina esteja sempre presente na cabecinha dos "iluminados", quanto mais não seja pela forma que encontram para tentar sobressaír na Sociedade, pregando, em surdina, uma Doutrina ant-tudo que esteja relaciondo com a "Alma", para a qual não encontram explicação!!!!!... Não que a Alma seja algo Divino, mas há um certo desconforto entre eles quando, em momentos infelizes, pensando que vão morrer, e vendo a vida fugir-lhes, agarram-se a tudo, menos ao dinheiro, esse deus em que acreditaram por questões convenientes!
    Quanto a mim, cada um que acredite no que quiser, ou não acredite; apenas que respeitem as opiniões de todos, sem sobreposições pessoais e Sociais! Quanto ao resto... Haja Deus!


    Escolham entre... beijos e abraços

    ResponderExcluir
  11. nasci no berço de uma religião cristã. vi muitas coisas boas e ruins acontecerem na minha vida, Posso dizer a qualquer pessoa hoje, que Deus, o da bíblia, é a unica certeza que temos que realmente existe, porque ele sim fez um milagre em minha vida que nenhum medico dos 32 que passei, pode resolver, que foi me tirar de uma cadeira de rodas, paraplégico por 4 anos por conseqüência de um acidente.
    os médicos diziam que minha medula tinha sido esmagada e não voltaria mais a andar. jejuei por 3 dias, este foi o tempo necessário para que Deus me curasse.
    Hoje, por todos esses anos paro e penso, sobre como pode o homem achar mera coincidência estarmos aqui nesse planetinha da via láctea.
    nao duvido do big-bang, mas nunca vi e com toda a certeza nunca verei uma explosão como tal, formar vida, algo que tenha o poder de tomar decisões e amar.
    como a diversidade de vida que existe em nosso planeta.
    então sou grato a ele até o fim da minha vida
    porque ele me tocou
    abraço a todos

    ResponderExcluir