6 de dezembro de 2009

O Anarquismo individualista de Raul Seixas


É comum pensarmos o anarquismo como uma falta de organização, uma ausência de ordem, mas o verdadeiro anarquismo na verdade é uma forma sui generis de organização da sociedade através de uma livre expressão dos indivíduos, que encontram em si mesmos a responsabilidade sobre tudo que está a sua volta, sem a necessidade de delegar poder a um indivíduo, uma elite, ou mesmo uma instituição como o Estado, que seria responsável de ordenar e organizar a sociedade como um todo em vista do bem comum. Entre os maiores expoentes destas idéias destacamos o russo Mikhail Bakunin e o francês Pierre Joseph Proudhon, que escreveu o texto “O que é ser governado?”, do qual Raul se inspirou para escrever a música Plunct Plact Zum
A anarquia seria uma forma de poder distribuído, descentralizado, no sentido de um poder de todos exercido de forma conjunta, uma forma mais autentica de democracia. Raul Seixas é um dos pensadores mais conscientes desta dimensão fundamental do verdadeiro anarquismo, a ponto de expressar em suas músicas a compreensão desta nova forma de entender e viver a sociedade, o que ele chamava de ‘Sociedade Alternativa’, uma sociedade que tem seus fundamentos no individuo enquanto ser capaz de pensar e agir por si mesmo, e que desta forma não precisa de um controle externo, de regras impositivas ou mesma de uma instância que tolhe sua livre expressão e criatividade.
Na música Você ele diz: “Detesta o patrão no emprego / sem ver que o patrão sempre esteve em você/ e dorme com a esposa por quem já não sente amor / será que é medo? / Por que, você faz isso com você?
A Sociedade Alternativa é uma coletividade de indivíduos autônomos e co-responsáveis pelo bem estar de todos, ela permite-se fazer tudo aquilo que não impeça o outro de fazer o que ele quer. Aqui surge um tema presente no pensamento de Aleister Crowley, a conhecida ‘lei de Thelema’, “Faze o que tu queres” (Do what thou wilt), que não pode ser entendido como uma libertinagem irresponsável, mas como a forma mais verdadeira da liberdade, fazer o que se quer implica em permitir e reconhecer que o outro também tem o direito de fazer o que quer, ou seja, deve-se fazer aquilo que permite o outro fazer aquilo que ele também quer. É uma liberdade inclusiva, pois pressupõe a liberdade do outro e não a exclui, na medida em que reconhece o outro como sujeito de vontade.
Na música Novo Aeon se esclarece o que é a Sociedade Alternativa:
Sociedade Alternativa é Sociedade Novo Aeon / é um sapato em cada pé / direito de ser ateu ou de ter fé / ter prato entupido de comida que você mais gosta / ser carregado ou carregar gente nas costa / direito de ter riso ou ter prazer / e até direito de deixar Jesus sofrer!”
Essa concepção de liberdade individual está presente nas músicas Sociedade Alternativa e A Lei, na primeira fica claro a composição desta sociedade que permite tudo a todos, sem impedir que todos façam o que querem, ela está presente na consciência de cada um, como se diz no clipe da musica, “Você pode não estar na Sociedade Alternativa, mas a Sociedade Alternativa sempre esteve dentro de você”. Já na musica a Lei se diz que todo homem tem direito de pensar, de fazer, de criar, o que quiser..., mas “todo homem tem direito de matar todo aquele que quiser contrariar esses direitos...o amor é a lei, mas o amor sob vontade”.
O amor é a lei, mas esta lei não permite que o amor suplante a vontade, que é o principio supremo ao qual estão submetidos todos os direitos, já que estes estão fundados nela. A vontade é a máxima expressão da liberdade.

2 comentários:

  1. Como dizia o nosso eterno Raul, quando muitas vezes pensamos que temos bastante sorte; estamos sendo egoísta com nós mesmo e deixando de fazer algo de bom pelo nosso semelhante. Portanto em se tratando das traduções de todas as letras das músicas desse imortal fenômeno que até hoje está vivo para aqueles que não acreditam que ele morreu completamente, porque suas canções vão ser sempre lembradas em nosso coração e na mente de todos os malucos belezas que sempre venerarão sua magnífica obra. Cicero Setuval Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. Franz,
    dizer que tu arrasa é totalmente desnecessário né?

    ResponderExcluir