21 de agosto de 2019

Raul Seixas, 30 anos de saudades (21 de Agosto de 1989-2019)


30 anos da viagem astral de Raul Santos Seixas (21 de Agosto de 1989). O Raulzito foi um fenômeno da cultura pop brasileira, um misto de cantor e compositor popular, mas acima de tudo um pensador e crítico de nossa cultura, capaz de criar uma reviravolta no padrão estabelecido pela MPB até então.
Raul Seixas (1945-1989) foi um espirito inquieto, estudioso de Filosofia e Esoterismo, amante do Rock n’ Roll americano e das nossas raízes culturais nordestinas, compositor inventivo e irreverente, cujo sarcasmo e bom humor tornaram-no uma figura ímpar na cena rockeira do final do século XX. Antes de se tornar um artista de projeção nacional, Raul havia trabalhado como produtor musical da CBS, sendo responsável por diversos sucessos no período da jovem guarda (cerca de 22 canções). As décadas de 70 e 80 foram o auge de sua carreira, alcançando um lugar único no rol da fama e das paradas musicais, emplacando sucessos como “Let me sing, Let me sing” (1972), “Metamorfose Ambulante” e “Outo de Tolo”(1973), “Gitã” (1974) e “Maluco Beleza”(1977). Vale lembrar que em seus 26 anos de carreira (1963-1989), ele compôs 17 álbuns que contemplam diversos estilos musicais que vão desde a música Brega, Bolero, Baião, Rock clássico, Blues e até Tango!
30 anos depois, fica o questionamento: Qual o legado do Raulzito para a cultura popular brasileira? Podemos dizer que, para além da produção musical, dos álbuns premiados e das releituras por parte de diversos artistas dos mais variados gêneros, o que mais devemos destacar nestes últimos anos após sua ausência física é a produção cultural que revisita sua obra e encontra nesta uma fonte inesgotável de inspiração para reflexões em diversos campos do saber. Hoje, o Raulzito é objeto de pesquisas em História, na Sociologia, na Literatura e na Filosofia, que resultaram em dezenas de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, além de biografias, publicações em Prosa e Poesia, em Literatura de Cordel, na produção audiovisual (documentários) e até nos Quadrinhos.
Raul Seixas é um patrimônio nacional de profunda relevância cultural que sempre se renova, trazendo novas contribuições para pensar nossa identidade que tem a marca da diversidade e da pluralidade. Viva Rauzlito!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário